segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O TRABALHO É BOM...


Disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança… —Gênesis 1:26

Alguns cristãos crescem acreditando que o trabalho é ruim; uma maldição trazida pelo pecado de Adão e Eva. Se não corrigida, essa crença enganosa pode fazer as pessoas sentirem que sua atuação diária em seus empregos não é importante para Deus, ou, no mínimo, não tão importante quanto o trabalho de missionários e pastores. Como nos ensina o livro de Gênesis 1:26-31, isso é uma inverdade.

Primeiro, aprendemos que o próprio Deus trabalha; como demonstra a criação e o fato de que Ele descansou no sétimo dia. Depois, descobrimos que fomos feitos à Sua imagem (v.26) e que recebemos o domínio sobre a criação. Isso implica que devemos trabalhar para cuidar da criação. Claramente, o cuidado da criação de Deus é trabalho — trabalho nobre, pois Deus olhou para os Seus trabalhos e os declarou muito bons (v.31).

Também não nos pode passar despercebido que aquele trabalho foi declarado bom antes de o pecado entrar em cena. Em outras palavras, o trabalho não é uma consequência da queda e, portanto, não é maldição. Encontramos essa idéia novamente em Gênesis 2, quando Deus “Tomou […] ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar” (v.15).

Abordemos o trabalho de cada dia — seja num emprego ou fazendo outra atividade para ajudar nossa família, com a consciência da dignidade e nobreza que Deus lhe concedeu na criação.

Deus conceda-me trabalho até minha vida findar — e vida até meu trabalho findar.

Nenhum comentário: