quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O Romance


por Cindy Hess Kasper em novembro 6 em Pão Diário
…A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi. —Rute 4:17
Nos tempos bíblicos, as viúvas frequentemente enfrentavam uma vida de pobreza. Essa é a situação em que Rute e sua sogra, Noemi, se encontravam após perderem seus maridos. Mas, Deus tinha um plano para proporcionar-lhes segurança ao envolver Rute como parte integral de um plano muito maior.
Boaz, um rico latifundiário, sabia da existência de Rute e a admirava (Rute 2:5-12), mas ficou surpreso, uma noite, ao acordar e vê-la deitada a seus pés (3:8). Ela lhe pediu para estender a sua capa sobre si, para indicar que, como parente próximo, ele estava disposto a ser seu resgatador (v.9). Mais do que um pedido de proteção; Rute o pedia em casamento. Boaz concordou em casar-se com ela (vv.11-13; 4:13).
Não é exatamente uma típica história romântica. Não obstante, a decisão de Rute de seguir as instruções de Noemi (3:3-6) estabeleceu uma série de acontecimentos que a colocaram no plano de redenção de Deus! Do casamento de Rute com Boaz nasceu um filho, Obede, que veio a ser avô do rei Davi (4:17). Gerações depois, dessa família nasceu José, que se tornou o “pai legal” do filho de Maria (Mateus 1:16-17; Lucas 2:4-5) nosso Redentor, Jesus.
Rute confiou em Deus e seguiu as instruções de Noemi, mesmo não conseguindo vislumbrar o fim da história. Nós também podemos confiar na provisão de Deus quando a vida é incerta.

O medo atrapalha a fé, mas a confiança a estimula.

Nenhum comentário: