quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Antes do início

e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo. —João 17:5



Quando meu filho era adolescente, ele me fez uma daquelas perguntas que fazem você ganhar duramente seu salário de pai. “Pai,” perguntou Estêvão, “se Deus existe desde a eternidade passada, o que Ele fazia antes de criar o universo?”

Então, o que estava acontecendo nos éons (período de tempo imensurável) antes de Deus criar “…os céus e a terra”? (Gênesis 1:1). Bem, sabemos que existia sabedoria antes da própria criação, que provinha do caráter de Deus. A sabedoria, personificada no livro de Provérbios 8:23, disse: “Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra.”

Também sabemos que o plano de graça da salvação de Deus estava sendo criado antes de o mundo ser estabelecido em seu lugar. No livro de 2 Timóteo 1:9, lemos que a graça “…nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos”. Semelhantemente, o livro de Tito 1:2 diz que a vida eterna foi prometida “…antes dos tempos eternos”. Também sabemos que Jesus foi glorificado e amado na presença de Deus “…antes que houvesse mundo” (João 17:5; veja também v.24).

Esses minúsculos vislumbres de Deus antes de Ele ter criado a terra nos ajudam a ver um pouco da essência e magnitude de nosso tremendo e eterno Deus. Vemos Sua majestade e grandiosidade. Surpreendente, não? Adoramos um Deus que existe desde antes do início… e além.

O mundo criado é apenas um pequeno parêntese na eternidade. —Sir Thomas Browne

Nenhum comentário: