segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
UM BUQUÊ DE LOUVOR
Corrie ten Boom (1892–1983) sobreviveu aos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial e se tornou uma palestrante cristã conhecida mundialmente. Milhares de pessoas assistiam suas reuniões, nas quais ela contava como tinha aprendido a perdoar os que a capturaram, da mesma maneira como Cristo havia perdoado os seus pecados.
Após cada reunião, as pessoas a cercavam e abraçavam-na por suas qualidades cristãs e agradeciam-lhe por encorajá-las no seu caminho com o Senhor. Corrie contou que ao retornar ao seu quarto de hotel, ajoelhava-se e entregava aqueles elogios em agradecimento a Deus. Ela dizia que isto significava dar a Deus “um buquê de louvor”.
O Senhor deu a cada um de nós dons para serem usados para ministrar uns aos outros. (1 Pedro 4:10) para que “…em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos…” (v.11). Nada temos a oferecer aos outros que não tenhamos recebido do Senhor (1 Coríntios 4:7), portanto a glória pertence a Ele.
Para aprendermos humildade, poderíamos, talvez, seguir o exemplo de Corrie. Quando recebermos um elogio por algo que tenhamos dito ou feito, vamos, secretamente, dar um buquê de louvor a Deus pela glória que somente Ele merece.
O louvor é a flor mais justa que brota da alma.
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
FIQUE ATENTO...
Fala galera...
Esse ano como todos já estão sentindo: Promete! Uhuhuh
E nós, os que fomos escolhidos para estar ao lado de vocês, estamos preparando muitas coisas boas. Então, para você entender um pouquinho do que vai rolar e já está rolando nesse ano de 2011, aí vai uma listagem dos tipos de Programações:
Encontrinho Jubatrem: um culto descontraído realizado aos sábados, com muita adoração, palavra, debates, dinâmicas.
Street Jubatrem: quando nossas programações se realizam fora da igreja, podendo ser na casa de alguém ou na sua casa, que tal? Também pode ser em outras igrejas, um parque, shopping, enfim. Nós vamos para as ruas, com intuito de adorar a Deus, nos divertir e sempre agregar mais jovens e adolescentes para o reino de Deus!
Cinetrem: quando nos reunimos para assistir um bom filme e ainda assim ter a oportunidade de aprender boas lições com ele.
Acampadentro: passamos uma noite na própria igreja. O que rola? Muita comunhão!
Day camp: em sábados e feriados vamos a um sítio ter momentos de lazer e descontração.
Acamps Jubatrem: realizado anualmente em sítios ou chácaras, um final de semana diferenciado e abençoador no seu ano.
ENSAIOS...
Seguinte, tome nota dos ensaios deste final de semana:
Hoje, sexta feira 25/02/2011, a partir das 20h, todos os coristas estão convocados para o ensaio do musical de páscoa. É muito importante a participação. Não se esqueçam de levarem suas partituras e escutarem as músicas de nº 1 (Cordeiro de Deus) e nº 3 (Nosso Rei). Contamos com a sua presença.
Amanhã, sábado a partir das 13h, teremos o ensaio do ministério de teatro. Primeira leitura da peça! Super importante a presença de todos. Espalhe este notícia para todas as pessoas. Não se esqueçam de levar seu roteiro já com suas falas marcadas. Facilita o processo.
A propósito, se você ainda quer fazer parte desde projeto ainda tem tempo. Poderá optar por uma das três áreas (coral, dança ou teatro).
PAZ E DESCANSO PERFEITO...
O salmista tinha visto “…muitas angústias e males…” (Salmo 71:20). Porém, pairado em sua mente estava o pensamento de que Deus o “restauraria” novamente. O sentido literal desta frase é “trazê-lo à vida novamente”. Ele elaborou assim: “…de novo me tirarás dos abismos da terra [do túmulo]. Aumenta a minha grandeza e conforta-me novamente” (Salmo 71:20-21). Se os problemas não terminassem nesta terra, certamente terminariam no céu.
Este pensamento — que um dia estaremos na presença de Deus e desfrutaremos dele para sempre — coroa muitos salmos e nos dá a certeza de que os problemas atuais da vida desaparecerão (Salmos 16; 17; 49; 73).
Talvez somente Deus conheça os problemas pelos quais você tem passado, mas isso não é tudo o que irá acontecer. Um dia seu Pai “aumentará (sua) grandeza” — você será vestido de glória incomparável. Haverá conforto “por todos os lados”. Sua presença e Seu amor trarão perfeita paz e descanso.
Richard Baxter escreve: “Oh que dia abençoado será, quando eu estiver […] em pé às margens e olhar para trás, para os mares agitados pelos quais passei seguramente; quando eu voltar a ver as minhas dores e sofrimentos, meus medos e tristezas, e possuir a glória que era a razão de tudo”!
Quando Deus enxuga nossas lágrimas, a tristeza cede o lugar a um cântico eterno.
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
O QUE REALMENTE IMPORTA
Vários anos atrás um amigo meu visitou uma exposição de relíquias da viagem do Titanic, de triste memória. Os visitantes da exposição receberam uma réplica do bilhete de viagem com o nome de um dos passageiros ou de membros da tripulação, que décadas antes, tinham embarcado para a viagem de suas vidas. Após o grupo de turistas andar pela exposição observando jogos de talheres de prata e outras peças de arte, o passeio acabou com uma virada inesquecível.
Num grande quadro estavam os nomes de todos os passageiros, incluindo sua posição social — primeira classe, segunda classe, tripulação. Enquanto meu amigo procurava o nome da pessoa cujo bilhete ele estava segurando, percebeu que havia uma linha no quadro dividindo os nomes. Acima da linha estavam os nomes dos que foram salvos e abaixo da linha os nomes dos que estavam perdidos.
O paralelo com a nossa vida na terra é intenso. Na verdade, é indiferente como o mundo classifica nossa posição social. O único fato que realmente importa é se você está “salvo” ou “perdido”. Como disse Jesus: “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?…” (Mateus 16:26). Talvez você já creu
À luz da eternidade, o que a pessoa crê é bem mais importante do que aquilo que conquista.
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
A VARIEDADE DA CRIAÇÃO
Você alguma vez parou para admirar as características surpreendentes que Deus colocou em cada animal que Ele criou? Jó parou, e um dos mais interessantes que admirou e sobre o qual escreveu, foi a avestruz. Apesar de sua aparente falta de entendimento e sua excêntrica habilidade como mãe, seus filhos sobrevivem (Jó 39:13-16). E, apesar de pertencer à família das aves, não pode voar — entretanto, a sua velocidade ultrapassa a de um cavalo (Jó 39:18).
Outra criatura notável é a abelha africana. Este inseto dispara dois tipos de substâncias comuns: peróxido de hidrogênio e hidroquinona, que saem de glândulas gêmeas situadas em suas costas. Separados, esses elementos são inofensivos; juntos, cegam seus predadores. Um tubo especial dentro da abelha mistura as substâncias químicas permitindo que seu veneno seja lançado sobre a vítima em velocidades incríveis. E a abelha pode direcionar o seu “canhão” para atirar em qualquer direção.
Como é possível? Como uma avestruz sem entendimento sobrevive apesar da aparente inabilidade de cuidar de seus filhotes enquanto a abelha africana precisa de uma reação química sofisticada para assegurar a continuidade de sua espécie na terra? Porque as habilidades criativas de Deus não têm limites. “…mandou ele, e foram criados” diz o salmista (Salmo 148:5). Do avestruz à abelha, a obra da criação de Deus é clara para todos verem. “Louvem o nome do Senhor…”
O projeto da criação destaca o Projetista Mestre.
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
ACLAMAÇÃO EM PÉ...
Susan Boyle viveu a maior parte de sua vida adulta com seu gato Pebbles, cuidando de sua mãe idosa e cantando na igreja. Ela certamente não parecia uma super estrela musical. Talvez, este tenha sido o provável motivo que fez o público rir desta mulher de meia-idade, indiferente à mídia, antes de se apresentar num show de talentos. Intrépida, Susan encarou a multidão pouco amável, cantou maravilhosamente, e foi aclamada em pé.
Estevão foi confrontado por uma multidão hostil nos dias da igreja primitiva (Atos 6–7). Um grupo de autoridades religiosas ouviu testemunhas mentirosas acusá-lo de blasfêmia (Atos 6:13). Estevão respondeu falando a verdade da Palavra de Deus, que reforçou sua fé
A maioria dos cristãos não é confrontada com hostilidades desse gênero. Mesmo assim, precisamos permanecer “firmes no Senhor” diante das aflições (Filipenses 4:1). Não podemos permitir que outros silenciem nossa voz para Cristo. Falar a favor de Jesus nem sempre recebe o apreço da multidão aqui na terra, mas assegura Sua aprovação no céu, onde isso mais importa.
Se você enfrentar oposição, talvez isso mostre que está fazendo algo que vale a pena.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
TEMPO DE DANÇA...
LUZ, CÂMERA, AÇÃO!
Você que gosta de atuar não pode ficar de fora dos novos desafios. O ministério de teatro terá uma participação fundamente no Auto de Páscoa de 2011. Para isso temos que manter o compromisso e a presença nos ensaios. Sendo assim, contamos com você todos os finais de semana. Excepcionalmente neste sábado, 26/02, o ensaio acontece às 13h. Te esperamos lá na igreja para este primeiro encontro.
QUEM ESTÁ OBSERVANDO?
Eu costumava ver o culto de adoração na igreja como um tempo de entretenimento. Falando sobre pessoas como eu, Sören Kierkegaard disse que tendemos a pensar que a igreja é um tipo de teatro: Sentamos na platéia, e observamos atentamente os atores no palco. Se formos entretidos o suficiente, mostramos nossa gratidão com aplausos. A igreja, porém, deveria ser o oposto do teatro. Deus é a platéia da nossa adoração.
O que mais importa acontece nos corações dos membros da congregação — não no palco. Deveríamos sair do culto de adoração nos perguntando não “O que eu ganhei com isso?”, mas “Deus se agradou com o que aconteceu?”
Foi difícil para Deus especificar os detalhes dos sacrifícios de animal para os antigos israelitas na adoração que praticavam. No entanto, Ele afirmou que não precisava de seus animais: “De sua casa não aceitarei novilhos, nem bodes, dos teus apriscos. Pois são meus todos os animais do bosque e as alimárias aos milhares sobre as montanhas” (Salmo 50:9-10). Ele queria o louvor e obediência deles (v.23).
Ao nos concentramos nos aspectos exteriores da adoração, também perdemos o ponto: O Senhor está interessado em um sacrifício do coração, uma atitude interna de submissão e ações de graça. Encontrar-se com Deus e agradá-lo é o alvo da nossa adoração.
Na essência da adoração está o verdadeiro louvor.
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
ESPALHE ESTA NOTÍCIA...
Bem amigos do Jubatrem,
Daremos o ponta pé inicial nos ensaios do musical de páscoa 2011. Por isso, todos aqueles que querem participar de alguma área (coral, teatro, dança ou iluminação) estão convocados a se juntar a nós hoje, 18/02/2011 às 20h, lá na igreja.
Como de costume, o primeiro encontro serve para conhecer as musicas e a proposta do teatro que, diferentemente dos outros musicais, será muito mais intenso este ano, além de definir as datas dos ensaios entre outros detalhes.
Em breve divulgaremos mais informações sobre o nosso auto de páscoa. Fique de olho.
SONHOS OU ESCOLHAS?
Eu já recebi inúmeros bons conselhos em minha vida. Quase no topo da lista há uma sábia observação de um amigo: “A vida não é feita dos sonhos que você tem, mas das escolhas que você faz.”
Ele está certo — sua vida hoje é a somatória de todas as escolhas que você fez até este momento. O apóstolo Paulo deu um conselho semelhante em Filipenses 1:10, quando disse: “…aprovardes as coisas excelentes…” Em qualquer situação, temos uma infinidade de escolhas — variando de realmente péssimas, para a mediocridade das escolhas comuns, até atingirmos as boas escolhas, e então àquelas que são excelentes. Deus quer nos mover através dessas possibilidades, passando por cima dos nossos impulsos naturais, até atingirmos as escolhas excelentes.
Em geral, é um desafio fazer a melhor escolha, especialmente se não houver muitos outros unindo-se a nós. Às vezes, pode parecer que nossos desejos e liberdade foram reprimidos. Mas se você seguir o conselho de Paulo, notará alguns resultados bem positivos — como ser sincero, inculpável e frutífero (Filipenses 1:11).
Decida-se a viver uma vida cheia de amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22-23). Depois deleite-se com os resultados!
Faça uma escolha excelente e observe o desenrolar das bênçãos.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
PENSE BEM!
MUDANÇAS...
Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus […] Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento. —Mateus 3:2,8
Estudos médicos demonstraram que, apesar de terem sido alertadas para mudar o seu estilo de vida ou morrerão, 90 por cento das pessoas que passaram por uma cirurgia para colocar marca-passo não o mudam. É comum ver que, dois anos após a cirurgia, os pacientes não alteraram seu estilo de vida. Parece que a maioria prefere morrer a mudar.
Assim como os médicos pregam uma mensagem de mudança física para prevenir a morte, João Batista veio anunciar uma mensagem de mudança espiritual. “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mateus 3:2). Ele estava preparando o caminho para a suprema manifestação do reino de Deus — o Messias, Jesus.
Arrependimento significa mudar a mente e atitude a respeito de Deus, o qual finalmente transforma as ações e decisões da pessoa. Aqueles que se arrependem e aceitam a provisão feita por Cristo para o perdão dos seus pecados através da morte na cruz, escaparão da morte espiritual (João 3:16). O arrependimento envolve a confissão dos pecados com profunda tristeza e consequente abandono destes. João Batista estava conclamando as pessoas para mudarem o seu estilo de viver para honrar Deus.
Hoje o Senhor ainda nos convida ao arrependimento e em seguida para produzir os “…frutos dignos de arrependimento” (Mateus 3:8).
Arrependimento significa odiar o pecado o suficiente para afastar-se dele.
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
EXALTE-O
“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações…” (Salmo 46:10). Estas palavras pertencem a uma canção de louvor entoada há muito tempo no templo em Jerusalém, lembram-nos de uma de nossas tarefas mais importantes — adorar o nosso maravilhoso Deus.
Meditar em Seus muitos atributos é uma das maneiras de praticarmos adoração. Exalte a Deus, pois Ele é fiel, eterno, onisciente, justo, imutável, gracioso, santo, misericordioso, paciente, imparcial e infinito.
Exalte a Deus por saber que Ele é Todo-poderoso, onipotente, pessoal, justo, insondável, sábio, trino, acessível, único, glorioso e compassivo.
Outra maneira de adorar a Deus é contemplar Seus nomes. Exalte Deus, pois Ele é o Criador. Ele é Amor. Ele é Redentor. Ele é Pastor. Ele é Salvador, Senhor e Pai. Ele é Juiz. Ele é Consolador. Ele é Mestre. Ele é Eu Sou. Nosso Deus é Soberano.
Habite em Sua identidade. Deus é nosso amparo. Nossa fortaleza. Nossa luz. Nossa força. Nosso provedor. Nosso Resgatador. Nosso castelo forte.
Medite nos atributos de Deus. Contemple Seus nomes. Habite em Sua identidade. Adore-o. Respeite-o. Honre-o. Ame-o. Exalte-o. Use o restante de sua vida preparando-se para adorar nosso Deus majestoso para sempre.
Todo ser que respira louve ao Senhor. —Salmo 150:6
TESOUROS ENTERRADOS...
Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei. —Salmo 119:18
Tendo crescido na área rural do Missouri, EUA, onde o fora da lei, Jesse James (1847–82) tinha vivido, meus amigos e eu estávamos convencidos de que ele havia enterrado tesouros naqueles arredores. Passeávamos pela floresta na esperança de encontrar um alforje ou outro tesouro. Seguidamente, encontrávamos um senhor idoso cortando madeira com um grande machado. Durante anos observamos este misterioso “homem do machado” caminhar pelas estradas em busca de latas de refrigerante, seu próprio tipo de tesouro. Após trocar as latas por dinheiro, ele voltava ao seu abrigo desgastado e sem-teto, com uma garrafa num saco de papel marrom. Após sua morte, sua família encontrou um pacote de dinheiro guardado em sua humilde choupana.
Como este homem que ignorou o seu tesouro, nós cristãos às vezes ignoramos partes da Escritura. Esquecemos que a Bíblia inteira é nossa para dela nos utilizarmos; que cada passagem tem uma razão de ter sido incluída no cânone. Quem diria que o livro de Levítico tinha tantos tesouros guardados? No capítulo 19 deste, Deus nos ensina em sete fascinantes versículos, como prover para o pobre e incapacitado, sem tirar deles sua dignidade (vv.9-10,14), como conduzir nossos negócios eticamente (vv.11,13,15), e como implantar respeito por Ele em nossas vidas diárias (v.12).
Se alguns versículos podem conter tanto tesouro, pense em tudo que pode ser nosso se esquadrinharmos nossas Bíblias todos os dias.
Cada palavra escrita na Bíblia tem um propósito, os trechos não lidos são seus tesouros enterrados.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
CALOR E SANTIDADE...
…quando passares pelo fogo, não te queimarás… —Isaías 43:2
Por que está demorando tanto para secar meus cabelos? Questionei. Como sempre, estava com pressa, e não queria sair no vento frio com cabelos molhados. Então percebi o problema. Eu tinha mudado a regulagem do secador de cabelos para “morno” em vez de “quente” para atender as preferências de minha sobrinha.
Muitas vezes, eu gostaria de poder controlar as condições da vida com a mesma facilidade que posso mudar a regulagem do meu secador de cabelos. Eu escolheria uma regulagem confortável — não muito quente, nem muito fria. Certamente não escolheria o calor da adversidade ou o fogo da aflição. Mas no reino espiritual, o morno não resolve, não é suficiente. Somos chamados à santidade, e santidade geralmente envolve calor. Ser santo significa ser separado para Deus — separado de qualquer coisa suja ou impura. Para nos refinar e purificar, Deus às vezes usa a fornalha da aflição. O profeta Isaías disse: “…quando passares pelo fogo, não te queimarás…” (Isaías 43:2); ele não disse se passares. E o apóstolo Pedro afirma que não deveríamos nos surpreender com as provações (1 Pedro 4:12).
Nenhum de nós sabe quando seremos chamados para andar pelo fogo ou qual será o calor da fornalha. No entanto, sabemos que o propósito de Deus para as chamas é a nossa purificação, não para nos destruir.
A única maneira de Deus apressar a santidade é aumentando o calor.
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
PÁSCOA 2011
PENSE NISSO...
FAZENDO AMIZADES...
Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. —João15:14
O website de relacionamento social Facebook foi lançado em 2004 como um meio on-line dos estudantes universitários se relacionarem virtualmente. Hoje em dia, está aberto para pessoas de todas as idades e, atualmente, estima-se que há 400 milhões de usuários. Cada usuário tem uma página individual com fotos e detalhes pessoais que podem ser vistos por “amigos”. Aceitar um “amigo” significa abrir a porta para comunicar e informar quem você é, para onde vai e o que faz. Amizades do Facebook podem ser casuais ou sérias, mas cada amigo só “entra se for convidado”.
Pouco antes de ser crucificado, Jesus disse aos Seus discípulos: “Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer” (João 15:14-15).
Generosidade, objetivos comuns e confiança plena são marcas da verdadeira amizade, especialmente em nosso relacionamento com o Senhor. Cristo tomou a iniciativa dando Sua vida por nós e convidando-nos a conhecê-lo e segui-lo.
Já respondemos ao convite de amizade do Senhor Jesus, abrindo nossos corações para Ele, sem nada para esconder?
Jesus deseja ser nosso Amigo.