terça-feira, 29 de maio de 2012

Orgulho e preconceito


…de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra… —Atos 17:26
Nos anos 30 do século 20, o lar da minha infância era cheio de amor e felicidade, mas, frequentemente, meus pais estavam fora. Nessas ocasiões, o centro de calor de nossa casa era a cozinha e nossa tão pequena e alegre ajudante Annie.
Passei muitas horas com Annie, sentado à mesa de nossa cozinha lendo livros ou divertindo-me com brinquedos e ouvindo-a cantar e cantarolar hinos e canções espirituais. De seu coração jorrava um contínuo fluxo de sabedoria, alegria e canções.
Certa manhã, com exuberância infantil, utilizei uma expressão racista que tinha ouvido. “Oh, não”, disse ela, e pôs-se a derramar seu coração em uma delicada preleção sobre o dano e a dor embutidos naquele preconceito, acompanhados por uma terrível tristeza em seus olhos. Nunca mais falei aquela palavra.
Aprendi que causamos uma insondável tristeza quando desonramos e depreciamos os outros por meio da intolerância. Todo ser humano é criado à imagem de Deus, é mais semelhante a Deus do que qualquer outra criatura e digno de honra. Depreciar essa imagem é ferir profundamente outro ser humano.
Só existe uma raça: a raça humana. Deus “…de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra…” (Atos 17:26). Somos da mesma família, feitos para sermos mutuamente valorizados e estimados.
Deus deseja que demonstremos respeito a todas as pessoas, pois todos ostentam a Sua imagem.

Nenhum comentário: