terça-feira, 11 de setembro de 2012

Imite o Bom

…não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus. 3 João 1:11
A maioria das pessoas concordaria que a vida é uma dolorosa mistura de coisas boas e ruins. Essa premissa é válida no contexto do casamento, amizade, família, trabalho e igreja. No entanto, surpreendemo-nos e ficamos desapontados quando o egocentrismo invade o palco numa congregação de pessoas que buscam adorar e servir a Cristo juntas.
Quando o apóstolo João escreveu a seu amigo Gaio, ele elogiou o andar em verdade e a generosa hospitalidade dos membros de sua igreja (3 João 1:3- 8). Entretanto, na mesma comunidade, Diótrefes, “…que gosta de exercer a primazia entre eles…” (v.9), criara uma atmosfera de hostilidade.
João prometeu lidar pessoalmente com Diótrefes em sua próxima visita à igreja. Nesse meio tempo, ele incitou a congregação: “Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus” (v.11). As palavras de João fazem eco à instrução de Paulo aos cristãos de Roma: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Romanos 12:21).
Em um conflito acalorado, podemos ser tentados a “combater fogo com fogo”. No entanto, João nos incita a afastarmo-nos do que é mau e seguir o que é bom. É esta a atitude que honra o nosso Salvador.
Assim como a luz vence as trevas, a bondade pode vencer o mal.

Nenhum comentário: