quinta-feira, 3 de abril de 2014

O que há em um nome?

…tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja… —Mateus 16:18

Meu amigo escreveu uma carta ao filho recém-nascido para que ele a lesse quando fosse mais velho: “Meu querido garoto, papai e mamãe desejam que você encontre a Luz e permaneça focado nela. O seu nome chinês é Xin Xuan. Xin significa fidelidade, contentamento e integridade; Xuan representa afeto e luz.” Ele e sua esposa escolheram um nome que alicerçasse as suas esperanças para o bebê.

Quando Jesus renomeou Simão como Pedro/Cefas (João 1:42), Ele não foi aleatório. Pedro significa “a rocha”, e foi necessário tempo até Pedro viver de acordo com seu novo nome. O relato de sua vida demonstra que ele era um pescador de modos impulsivos — um tipo de homem tão inconsistente quanto areia movediça. Pedro discordou de Jesus (Mateus 16:22-23), atingiu um homem com uma espada (João 18:10-11) e até mesmo negou que conhecia Jesus (João 18:15-27). Lemos em Atos, que Deus trabalhou em Pedro e por meio dele para estabelecer Sua igreja. Pedro verdadeiramente se tornou uma rocha.

Se você, como Pedro, segue Jesus, tem também uma nova identidade. O livro de Atos 11:26 afirma: “…pela primeira vez, chamados cristãos.” O nome “cristãos” significa “aqueles de Cristo.” Você agora é um entre os que são de Cristo. Este título o eleva e o chama a tornar-se o que você ainda não é. Deus é fiel e completará a Sua boa obra em você (Filipenses 1:6).


Honramos o nome de Deus quando o chamamos de nosso Pai e vivemos como Seus filhos. 

Nenhum comentário: