sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A LUZ DOS HOMENS...

"Quando Jesus ouviu que João tinha sido preso, voltou para a Galiléia. Saindo de Nazaré, foi viver em Cafarnaum, que ficava junto ao mar, na região de Zebulom e Naftali, para cumprir o que fora dito pelo profeta Isaías: “Terra de Zebulome terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios; o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terrada sombra da morte raiou uma luz” (Mateus 4:12-16 )

Vocês já repararam como a cidade fica enfeitada nessa época do ano com tantas luzes? E já se perguntaram por que usamos luzes para comemorar o Natal? Não sei ao certo a origem dessa tradição, mas gosto de pensar que as luzes simbolizam Jesus, que é a luz do mundo.

O profeta Isaías já havia dito em Is 9:2 que uma luz surgiria para aqueles que viviam nas trevas, profetizando a vinda do Messias. O povo que vivia nas trevas viveu na esperança dessa profecia que finalmente se concretizou com o nascimento de Jesus, como o famoso hino diz. Os Evangelhos se referem a Jesus como a luz que se opôs às trevas. E em João 1:4 lemos “Nele estava a vida,e esta era a luz dos homens.”

Todos nós já tivemos a experiência de viver nas trevas. Quem não se lembra do apagão que deixou 70% do país nas trevas no mês passado? Isso foi uma pequena amostra do que é viver nas trevas literalmente.

E foi por isso que Deus enviou Jesus para que saíssemos das trevas para luz. É só através de Jesus que podemos viver na luz.

Nesse Natal quando vocês olharem para as belas luzes de Natal que iluminam e enfeitam a cidade ou nossas casas, lembrem-se da eterna luz que é Jesus.
"Você já pensou em como seria viver num mundo sem luz? E quais são os sentimentos que você tem quando fica nas trevas?
A Bíblia nos diz que Jesus é a luz do mundo. Como foi que Jesus se tornou a luz da sua vida?
A Bíblia nos diz em Mateus 5:14, que nós também somos a luz do mundo. O que você tem feito para ser luz do mundo? Ou o que tem impedido que você seja luz do mundo?
Conversem e pensem em família, como a sua família pode ser luz do mundo nesse Natal?"

Nenhum comentário: