segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

UM REI SEM PALÁCIO...


Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém,cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho. Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.


Na época do nascimento de Jesus, o povo judeu estava debaixo do domínio do Império Romano e sofriam com os altos impostos e as imposições do governo. Mas eles tinham a promessa de que Deus lhes enviaria o Messias, um novo Rei que governaria sobre eles. Mas quem esperaria que o Rei não nasceria num palácio? O Rei dos Reis deveria nascer no palácio em meio ao conforto e ao luxo. Essa era a lógica do povo e a nossa lógica, mas não eram esses os planos de Deus.

Isaías 53 fala desse Rei como Servo humilde e sofredor. E desde o seu nascimento, Jesus, o Filho de Deus, o Rei dos Reis se despiu de toda pompa e honra. A Bíblia nos diz que não havia nem um quarto numa simples hospedaria. Esse é o único texto da Bíblia que diz que Jesus nasceu numa estrebaria e foi colocado numa manjedoura, que era uma espécie de cocho, em que se colocava a comida dos animais.

Deus quis demonstrar desde o início que o Rei dos Reis, o Salvador do mundo, teria como marca a humildade.

Jesus foi o Rei que veio para servir, curando, ensinando, lavando os pés de seus seguidores até chegar ao ponto de dar a sua vida por nós. Nesse Natal se lembre do exemplo de humildade e serviço que o Salvador nos deu.


Jesus não precisava de um palácio para nascer, mas Deus poderia ter conseguido um simples quarto para o nascimento do Salvado. Por que ele não fez isso?
O que Deus quer nos ensinar quando permitiu que o nascimento de Jesus acontecesse numa estrebaria?
E se Jesus tivesse nascido num berço de ouro em um palácio? O que isso mudaria?
Se você ainda não tem ou ainda não montou o seu presépio, essa é hora de fazer isso. Aproveite o momento de fazer seu próprio presépio ou de montar seu presépio para conversar mais sobre as circunstâncias do nascimento de Jesus.



Nenhum comentário: