quarta-feira, 27 de junho de 2012

Compromisso com o cuidado

Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. —Gálatas 6:2
Durante os meses seguintes à morte da mãe de minha esposa, recebemos muitos cartões e cartas da equipe da casa de repouso que havia cuidado dela tão amavelmente e passado com nossa família pelo processo de perda. Uma carta nos oferecia sentimentos esperando que pudéssemos lidar construtivamente com o luto; outra dizia, “Agora que o dia do aniversário de sua mãe se aproxima, lembramo-nos dela e nossas orações e pensamentos estão com vocês e com sua família.” Estes incríveis assistentes sabem que o luto é um processo contínuo e que requer ajuda contínua e suporte. Eles demonstram compaixão profunda em tudo o que fazem.
As palavras de Paulo “Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo” (Gálatas 6:2) vêm como um ponto de exclamação à sua descrição da vida no Espírito. Em contraste com os atos destrutivos, autocentrados da natureza pecadora (Gálatas 5:19-21), o fruto do Espírito Santo em nós e por meio de nós é “…amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio…” (vv.22-23). A grande liberdade que temos em Cristo nos permite servir uns aos outros em amor (v.13).
Uma palavra de encorajamento a um amigo em sofrimento pode vir como chuva refrescante. Quando continuamente nos preocupamos com outros de maneira tangível, isso se desenvolve em uma corrente doadora de vida, de cura e amor.

A compaixão é a capacidade de praticar o amor de Cristo.

Nenhum comentário: