sexta-feira, 22 de junho de 2012

Quando não testemunhar


Jesus, porém, guardou silêncio. E o sumo sacerdote lhe disse: […] nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. —Mateus 26:63

Onde moro, o beisebol é quase uma religião. Mesmo que fosse contra a lei falar sobre nossa equipe no trabalho, os fãs não conseguiriam deixar de fazê-lo, pois amam demais a equipe.

Isso traz à minha mente uma pergunta para os cristãos: Há momentos em que um cristão deveria não falar sobre Deus? Acho que sim. Diante de desafios dissimulados à nossa fé, o silêncio pode geralmente ser a melhor resposta. Na situação hostil da conversa de Jesus com Caifás, Ele primeiramente preferiu o silêncio (Mateus 26:63), entendendo que Caifás não estava interessado na verdade (v.59). Como nem sempre conhecemos o coração do outro, devemos ser sensíveis à liderança do Espírito em todas as situações “…para saberdes como deveis responder a cada um” (Colossenses 4:6).

Assim, se a resposta a uma pergunta provocar uma discussão interminável e não-cristã, é melhor interromper a conversa e recomeçar em outro dia.

Há outros momentos em que o silêncio pode ser o melhor? Se falar sobre fé nos impede de trabalhar, deveríamos nos manter concentrados em nossas tarefas. Ou se alguém demonstra resistência contínua, podemos escolher deixar de pressioná-lo. Lembre-se de que com a nossa conduta também podemos ser testemunhas da graça de Deus (1 Pedro 3:1-2).

O silêncio pode ser uma ferramenta de evangelismo.

Nenhum comentário: