terça-feira, 15 de setembro de 2009

RESILIÊNCIA?


Resiliência é a capacidade de um material suportar tensões, pressões, intempéries e adversidades. Ademais, é a capacidade de se esticar, assumir formas e contornos para manter sua integridade, preservar sua anatomia, manter sua essência.

Transportando esse conceito para o mundo da psicologia, resiliência é freqüentemente atribuída a processos que explicam a superação de crises e adversidades em indivíduos, grupos e organizações. Esse conceito revela a capacidade de suportar dor, transcender obstáculos, administrar conflitos, contornar entraves e se adaptar a mudanças.

Resiliência surgiu na física e significa a capacidade humana de superar tudo, tirando proveito dos sofrimentos, inerentes às dificuldades. Trata-se de uma tomada de decisão quando alguém se depara com um contexto de tomada de decisão entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer.

É A ARTE DE TRANSFORMAR TODA ENERGIADE UM PROBLEMA EM UMA SOLUÇÃO CRIATIVA!

Pensando nisso, podemos aliar o conceito resiliência com a vida cristã. Em Hebreus 12 temos uma série de orientações sobre como sermos resilientes e alcançarmos a tão almejada coroa de santidade.

1° Livre, você precisa ser livre. Romper as cadeias, sair da prisão, se soltar do laço, cair fora da cilada. Tudo que possa te envolver ou atrapalhar. Livrar-se dos pesos para conseguir correr, para ter fôlego, para ter agilidade e alcançar a tão almejada coroa de santidade.

2°Olhar fixamente para o prêmio: a coroa, os propósitos de Deus sendo realizados em sua vida, O MELHOR DE DEUS! Portanto não desvie o olhar e nem se quer pisque.

3°Siga o exemplo de quem recebeu o prêmio. Como Cristo, suporte pela alegria verdadeira que te espera. Não se canse e não desanime, você ainda não precisou derramar sangue ou dar a própria vida.

4°Precisa haver disciplina e renuncia, mas não fique triste é por amor e para sua vitória. Está disciplina poderá vir em forma de dificuldades e obstáculos, mas não se esqueçam isso só acontece com os FILHOS. Fique feliz, pois você é filho.

5°Parece não haver alegria no momento, não se engane mais tarde você provará o doce, a justiça, a paz e descanso em pastos verdejantes.

6°Lembrem-se esteja em constate exercício, renovando suas forças. Para que você não erre o caminho, não se desvie, não manque. Se parece que você está fraco, saiba que você é forte. E não retroceda, mantenha o que você alcançou até aqui.

POR ALINE LOPES

Nenhum comentário: