segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A COMUNIDADE CRISTÃ MODELO


"Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações" (At. 2.42)

Bem no início da comunidade cristã vemos que os discípulos de Jesus Cristo tinham uma mentalidade formada por três colunas distintas.

1. Interdependência (At. 2. 42-47)
Os membros da Igreja viviam juntos e compartilhavam o que tinham para a sobrevivência de todos. Eles simplesmente gostavam de estar juntos. Louvavam a Deus, estudam as doutrinas, celebravam a Santa Ceia. Era uma constante festa. O que parece ser verdade aqui é que passavam daquele relacionamento morno e superficial que muitos crentes têm hoje em dia. Eles dependiam uns dos outros em Cristo.

2. Comunidade (At. 3. 1-8)
Note que, mesmo com tanta amizade no grupo que se formava, eles tinham tempo para ser individuais. Podiam escolher seus melhores amigos e passeava com eles, mas o sentimento de comunidade regia as suas atitudes. Nessa passagem, um homem pediu esmola a Pedro e João, assim como tantos nos pedem diariamente. Eles acharam que podiam dar algo melhor para aquele homem, e deram. Estavam conscientes de que a Igreja vivia inserida em um contexto social, com pessoas paralíticas, pobres, doentes, injustiçadas, famintas por alguém que ouvisse os seus problemas. Os cristãos não tinham os olhos fechados para a necessidade da sua comunidade.

3. Missões (At. 3. 9-16)
Uma simples ida ao templo era uma ótima oportunidade de falar de Cristo a uma multidão. Eles sabiam que poderia ser a última oportunidade de falar de Cristo para aquelas pessoas e não perderam tempo. Poderiam ter fechado os olhos para o mendigo dizendo: "Nós estamos indo para a igreja agora, não nos é conveniente te ajudar". Mas eles preferiram parar e, com isso, mudaram a história de uma multidão inteira.

continua...

Nenhum comentário: