quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

VIDA RESPLANDECENTE...


"... para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandece como luminares no mundo" (Fl. 2. 15)


Vivemos em um mundo hostil e perverso. Entretanto, os cristão não são chamados para viverem isolados em mosteiros ou em cavernas para não se contaminarem com a sociedade iníqua. Em sua oração sacerdotal, Cristo não pediu ao Pai que tirasse seus discípulos do mundo, mas que os livrasse do mal. O papel do cristão não é esconder-se, mas acima de tudo, resplandecer no meio da escuridão.

Como é que podemos adquirir esse caráter "irrepreensível e sincero", que nos dará condições de resplandecer no mundo em trevas? A primeira forma é através do bom relacionamento entre os cristãos. O verso 14 diz que devemos fazer tudo "sem murmurações e contendas". Quando há litígio entre os crentes os resultados no mundo são desastrosos. Nenhum crente tem uma vida resplandecente quando é incapaz de relacionar-se de forma amorosa e harmoniosa com seu irmão.

A segunda forma pela qual o crente resplandece no mundo é através do seu apego à Palavra Deus. É o que diz o verso 16: "preservando a Palavra da vida". Na verdade, o crente não tem luz própria. Ele é, antes, um "carregador de luzeiro". Ele não é a luz, mas aquele que a conduz. A luz é Cristo, a Palavra encarnada do Pai, e o crente resplandece na media em que a conduz fielmente no meio das trevas. Portanto, a verdadeira vida resplandece é aquela que se apaga à Palavra de Deus, que a preserva em seu íntimo, que a reflete na vida e a conduz no mundo, no meio de geração corrompida e perversa.

Vivamos unidos e apegados à Palavra da vida. Assim, nossa luz brilhará!

Nenhum comentário: