quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

TÚMULOS CAIADOS...


Vós [...] tendes negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fé. —Mateus 23:23

por philip yancey

À medida
que estudo a vida de Jesus, um fato constantemente me surpreende: o grupo que deixou Jesus mais zangado era aquele que mais se parecia com Ele. Jesus obedeceu a Lei de Moisés e citou líderes fariseus (Marcos 9:11-12; 12:28-34). No entanto, Ele escolheu os fariseus para os Seus ataques mais fortes. Ele os chamou de serpentes, raça de víboras, tolos e hipócritas (Mateus 23:13-33).

O que provocou tais explosões? Os fariseus devotaram suas vidas para seguir a Deus, entregaram um dízimo exato (Mateus 23:23), obedeceram todas as leis do Torá, e enviaram missionários para ganhar novos convertidos (Mateus 23:15). Contra os relativistas e secularistas do primeiro século, eles se mantiveram firmes aos valores tradicionais.

Não obstante, as impetuosas repreensões públicas de Jesus contra os fariseus mostram a seriedade com a qual Ele via a peçonhenta ameaça do legalismo. Os seus perigos são ardilosos, escorregadios e difíceis de definir. Acredito que estes perigos ainda são uma grande ameaça nos dias atuais.

Jesus condenou a ênfase no que é externo: “[...] limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança” (Mateus 23:25). Expressões de amor a Deus se tornaram formas de impressionar os outros.

A prova de maturidade espiritual não é a medida da sua “pureza”, mas a percepção da sua impureza. Essa mesma consciência abre a porta para a graça de Deus. —PY

O legalismo destrói o nosso bom relacionamento com Deus.

Nenhum comentário: