quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O AMOR É ASSIM...

"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece" ( 1 Co. 13. 4)

O amor é assim: um homem tinha dois filhos. O mais novo pede a herança que lhe pertence, abandona o lar, gasta o dinheiro de forma errada, percebe a bobagem que fez, arrepende-se e volta para a casa na penúria. O pai recebe com beijos e promove uma festa. O irmão mais velho, que não sabia o que era amar, recrimina a atitude do pai.

O amor é assim: um viajante é atacado, seus pertences são roubados e seu corpo é duramente ferido. Por ele passam religiosos que, em face das prioridades institucionais, não lhe prestam socorro. Vem um cidadão samaritano, desprezado pelos judeus, interrompe a viagem , cuida de suas feridas, locomove-o até um local adequado, paga as despesas e prossegue a trajetória.

Para Jesus o amor para simples assim. Ações concretas em favor do semelhante, especialmente daqueles que estão em adversidade. Sem muito discursos ou alta definições. Não que fosse avesso a clarear conceitos. É que, talvez, compreendesse que nossa necessidade de clarear conceitos pode ser indicador de resistência a eles.

Os cristãos de Corinto eram paupérrimos na arte de amar. A imagem que temos deles é a da pior qualidade. A poesia de Paulo, portanto, é uma tentativa de indicar o caminho pelo qual deveriam seguir. Eles não enxergavam o que era amor. Alguém precisava mostrar-lhe. Não por acaso ela é precedida da frase: "Passo agora a mostrar-lhes um caminho mais excelente" (I Co. 12. 31)

Não deveria ser assim com cristão. Bastaria que, por sabermos que "Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho..." dejesássemos também dar "...a nossa vida por nossos irmão" (Jo. 3.16 e 1Jo. 3.
16), pois o amor é assim!

Nenhum comentário: