terça-feira, 9 de março de 2010

NÃO SE ESQUEÇA...

Guarda-te não te esqueças do Senhor, teu Deus, não cumprindo os seus mandamentos… —Deuteronômio 8:11

Uma de minhas charges favoritas chama-se “Super-Homem em seus últimos anos.” Mostra o Super-Homem já idoso, apoiando-se em uma janela, pronto para saltar, que ao olhar para trás diz: “Ora, onde é que eu ia mesmo?”

Esquecimento acontece a todos nós, e embora nossos lapsos ocasionais possam ser engraçados ou perturbadores, uma falta de memória para com Deus tende a ser desastrosa.

No momento em que o povo de Israel estava pronto para entrar na Terra Prometida, Moisés os desafiou: “Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos…” (Deuteronômio 8:2) e: “Guarda-te não te esqueças do Senhor, teu Deus, não cumprindo os seus mandamentos…” (v.11).

Esquecer-se de Deus pode ser o resultado de: Provação (Deuteronômio 8:2-4). Deus permitiu que Seu povo passasse fome, e então providenciou o maná. Quando somos privados das necessidades básicas da vida, é fácil sentirmos que Deus de algum modo nos esqueceu. Satisfação (vv.10-11). A abundância ou a necessidade pode produzir amnésia espiritual, porque ambas nos fazem focalizar em nós mesmos, ao invés de em nosso Deus provedor. Orgulho (vv.12-16). Se a prosperidade traz um sentimento de autorrealização, então já nos esquecemos de Deus.

Humildade, obediência, e louvor nos ajudam a lembrar da provisão fiel e do cuidado de Deus. Não nos esqueçamos de agradecer-lhe hoje mesmo por tudo o que Ele tem feito.

Nunca permita que as abundantes dádivas de Deus o façam esquecer-se do Doador.


Um comentário:

LIH LOPS disse...

como Paulo....aprendei a ter fartura e ter falta dela....Mas posso todas as coisas pois é Cristo que me fortalece!!!