quarta-feira, 26 de novembro de 2008

OS CAMINHOS DE DEUS...


"Ensina-me, Senhor o teu caminho e andarei na tua verdade: disoões o meu coração para temer o teu nome" (Sl. 86. 11)


Uma das experiências mais desagradáveis que podemos ter, ocorrei quando queremos chegar a determinado lugar e não saber o caminho. A sensação de estar perdido, sem orientação nos deixa atordoado até encontrarmos alguém que, de boa vontade, nos direciona e, em determinadas circunstâncias, até vai conosco para nos deixar mais seguros.

Em termos espirituais, ocorre de modo semelhante. A pessoa sem Deus está perdida neste mundo, vive sem rumo, confusa e desorientada. O apóstolo Paulo descreve esse quadro com muita precisão no texto de Efésios 2.12: "Naquele tempo vocês estavam separados de Cristo; eram estrangeiras e não pertenciam ao povo escolhido de Deus. Não tinham parte nas suas alianças... E nesse mundo vivem sem esperança e sem Deus". Mesmo um cristão, quando não está em comunhão como Senhor, corre o risco de errar o caminho ou tomar decisões erradas.

Por essa razão, o salmista faz o pedido registrado no versículo 11: "Ensina-me Senhor, o teu caminho". Trata-se de alguém com o coração disposto a aprender de espírito ensinável e também pronto a obedecer. A frase seguinte no v. 11 é: "e andarei na tua verdade". O escritor não é movido apenas pela curiosidade em aprender, mas está disposto a obedecer.

Vivemos num mundo confuso, com valores distorcidos, carente de referencial, mas nós, como o salmista, temos um Deus não apenas capaz, como também desejoso de nos orientar em cada situação por que passamos. Nós podemos contar com ele. Podemos pedir sua ajuda quando precisamos tomar decisões.


Nenhum comentário: