terça-feira, 18 de novembro de 2008

A GLOBALIZAÇÃO NA BÍBLIA...



I. O exemplo da Torre de Babel (Gn 11. 1-9)

A Bíblia nos dá a ideia, desde os tempos mais remotos, que o homem que o desejo de controlar o mundo. A Torre de Babel é um exemplo disso. Os homens se agruparam para formar uma sociedade comum, onde eles pudessem fazer algo que chegassem aos céus. No v.6, Deus afirma que isso era só o começo . Nós entendemos aqui que o mesmo sentido de rebelião que esteve no coração de Satanás estava também no coração dos homens em Babel: aquele desejo de chegar a ser como Deus é. Deus não permitiu que isso acontecesse e confundiu o grupo colocando idiomas diferentes entre eles.

Hoje em dia, por causa da ganância do homem estamos de volta a caminho de Babel. O homem tem buscado a união internacional a partir do comércio e da especulação monetária. Isso faz com que todos sofram o problema de um, mas que poucos tirem vantagem dos bens da terra. Hoje há grupos que estão no topo da torre e outros que estão em baixo, sustentando a torre e fazendo o trabalho mais difícil, como é o caso dos países em desenvolvimento, como o Brasil Argentina e outros.

II. A falsidade da paz e segurança do mundo ( I Ts 5. 3)

Paulo adverte a Igreja de uma propaganda quanto à paz vinda de pessoas fora da Igreja. Ele mostra que quando o homem começa a falar de paz, uma onda repentina de destruição poderá sobrevir aos que creram naquilo.

Medite
Terça-feira I Ts. 5. 1-11

Nenhum comentário: