quarta-feira, 5 de novembro de 2008

SEMEADURA E CEIFA...

"Porque nisto é verdadeiro o ditado: um é o que semeia, e outro o que ceifa" (Jo 4. 37)

O proposital encontro de Jesus com a mulher samaritana, além de salvá-la, transformou-a numa missionária. Ela vai à cidade contar o que lhe acontecera. Sua prioridade agora não era mais a água do poço de Jacó, mas uma nova dimensão de vida, com novos propósitos .

Os discípulos estavam preocupados por Jesus estar sem comer enquanto Ele estava empolgado com a salvação da samaritana. Em muitas ocasiões, mesmo rodeado pelos discípulos, o Senhor Jesus se sentia sozinho... Eles não entendiam realmente que era aquele homem especial a quem seguiam. Jesus passa a falar-lhes da urgência de fazer a vontade do Pai, pois a seara já estava pronta para a colheita. Jesus também nos leva hoje a refletirmos sobre a ceifa e os ceifeiros, lembrando-nos de que antes de nós vieram aqueles que semearam e que tantas vezes não tiveram oportunidade de colher.

Quantos passaram toda a vida semeando a Palavra, testemunhando de Cristo, e se foram sem ao menos ter uma resposta. Depois outro pregador vem e há conversões de quem antes não mostrou interesse. Jesus diz que o trabalho tem o mesmo valor que o trabalho de quem semeou. Os que ceifam o que não semearam, devem estar apercebidos da grande responsabilidade de aproveitar o esforço dos que semearam. Nas várias atividades do Reino de Deus estamos trabalhando em terrenos semeados pelos que vieram antes de nós e que devem ser reconhecidos. para que chegássemos ao conhecimento do Senhor Jesus, muitos empenharam esforços até a própria vida e nós devemos seguir-lhes o exemplo.

Que o Senhor da Seara se alegre em nós e, até que ele volte, haja sempre farta colheita. A grande importância do ensino de Jesus é que trabalhemos, mesmo ceifando onde não semeamos, fazendo com todo empenho, zelo e dedicação a obra do Senhor enquanto temos tempos.

extraído do manancial

Nenhum comentário: