sexta-feira, 31 de outubro de 2008

LIVRE-SE DO HALLOWEEN...


“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com suas paixões e seus desejos. Se vivemos pelo espírito, andemos também pelo Espírito.” (Gálatas 5. 22 – 25)

Por Ery Requena

Hoje, 31 de outubro, muitas cidades espalhadas ao redor do mundo, comemoram o famoso “halloween” ou “dia as bruxas”. Esta comemoração não faz parte do calendário brasileiro, mas aos poucos essa “festa” tem ganhado espaço em nosso cotidiano. Nesse dia algumas escolas, principalmente de idiomas estrangeiros, enfeitarem suas instalações com motivos um tanto quanto assustadores.

Mas, eis que surge uma pergunta: Você sabe o que é essa festa?

Essa festa teve origem há muito tempo atrás, antes mesmo da vinda de Cristo. Os povos Celtas acreditavam que no dia 31 de outubro os espíritos das pessoas que morreram naquele ano voltariam à suas casas para se abrigarem do inverno e com isso o início do reinado das trevas. Como as pessoas tinham medo que os mortos tomassem conta dos seus corpos, elas se fantasiavam com máscaras assustadoras e esculpiam rostos em legumes ocos, acendiam velas e saiam pelas ruas fazendo muito barulho para assim espantar os espíritos maus. Antes mesmo de ter o nome “halloween”, essa comemoração era chamada de “samhain” que traduzido para o português quer dizer “senhor dos mortos” ou “príncipe das trevas”. Esses povos antigos tinham costumes bem diferentes dos nossos, dentre eles a prática de magias, adivinhações sobre o futuro, sacrifícios a vários deuses, dentre eles, ao deus da morte. Com isso, na noite do dia 31 muitas pessoas saíam às ruas pedindo comida para fazer o tal sacrifício. Quem negasse era amaldiçoado e atormentado pelas magias.

Como jovens cristãos não podemos deixar que esse tipo de festa alimente nossa imaginação com pensamentos: “não tem nada demais!” ou “eu não me deixo influenciar”. Pode até ser que essa comemoração não afete sua intimidade com Deus, mas a partir do momento que você as pratica torna-se um incentivo para que as organiza.

Veja alguns versículos que vão contra essa festa:

"Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo...” (Hebreus 9.27)

“Reconheçam isso hoje, e ponham no coração que o Senhor é Deus em cima nos céus e em baixo da terra. Não há nenhum outro. (Deuteronômio 4.6)

“Felizes os que lavam as suas vestes, e assim têm direito à árvores da vida e podem entrar na cidade pelas portas. Fora ficam os cães, os que praticam feitiçarias, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos os idólatras e todos os que amam e praticam mentiras.” (Apocalipse 22. 14-15)

“Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidades sexuais, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos – o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre.” (Apocalipse 21. 8)

“Ora, as obras da carne são manifestas; imoralidade sexual, impureza e libertinagem, idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e invejas; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdaram o Reino de Deus. (Gálatas 5. 19 – 21)

Jovem, tome cuidado com esse tipo de prática. Você foi feito para glorificar e exaltar a Deus através da sua vida. Não perca seu tempo participando dessa comemoração. Lembre-se que a nossa luta não é contra carne ou sangue, mas contra principados e potestades que a todo tempo tenta te afastar da maravilhosa Graça de Deus.

Um final de semana abençoado na presença do Príncipe da Paz.





Nenhum comentário: