quinta-feira, 30 de outubro de 2008

REPOUSO NA TEMPESTADE...


"Enquanto navegavam, ele adormeceu; e desceu uma tempestade de vento sobre o lago; e o barco se enchia de água, de sorte que perigavam" (Lc. 8. 23)


Aqui é comprovada a incredulidade dos discípulos que acompanhavam Jesus. Eles já haviam vistos muitos sinais e maravilhas, mas diante da manifestação de seu poder, só souberam perguntar: Quem é este que até vento e as onde repreende, e lhe obedecem?

Podemos aprender lições desse acontecimento. Uma delas é observar a tranquilidade do Mestre que dorme no meio da tempestade. Ele estava consciente de que, sendo o Senhor de tudo e de todos, nada poderia atingi-lo naquelas circunstâncias e aguardou o chamado para manifestar o se poder sobre a natureza e a grandeza do Pai. Jesus observou o espanto nos alhos daqueles homens, o medo nos rostos rudes de pescadores acostumados a dificuldade, acalmou a tormenta e quando tudo ficou tranquilo, perguntou: Onde está a vossa fé?

Realmente o mundo da fé é muito mais abrangente que o conhecimento de fatos. Eles podiam contar os sinais extraordinários que haviam presenciado, curas e até ressurreição. MAs faltava-lhes o fundamento básico - a fé. Eles ainda não conheciam o poder de Jesus. Nem confiavam no poder de Jesus. Por isso se mostraram tão inseguros, indefesos e frágeis diante da tempestade. Tempestade que não era a primeira de sua vida de pescadores. Mas se revestia de um diferente enfoque, porque ali estava alguém especial, que eles se determinaram a seguir, mas que domina, num momento de tremendo perigo! Eles não tiveram meias palavras, não disseram que estavam enfrentando perigo, mas deram uma versão final; estamos perecendo!

Jesus gastou bastante tempo de seu ministério, dali em diante para ensiná-los sobre ele e o Pai. Eles não tinham a Bíblia, como nós hoje. Por isso sempre lutaram para aprender, para crer, para entender, para seguir de verdade. E nós?

Nenhum comentário: