quinta-feira, 16 de outubro de 2008

SEM MEDO DE SER DIFERENTE...



Estamos entrando numa época; um tempo profetizado por Daniel, onde a ciência se multiplicaria (Dn 12.4). Esta é a era da tecnologia do avanço científico, da informática e da globalização. Mas estamos também chegando no período profetizado por Paulo: "nos últimos dias haverá tempos difíceis. Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terei respeito pela religião... Amarão mais os prazeres do que a Deus" ( 2Tm 3:1-4) A pós-modernidade fez surgir a geração do "você decide", "você faz as regras" e é "cada um na sua".

Ser crente hoje é difícil, mas não muito mais do que foi para os nossos pais. Eles também viveram tempos de rápidas mudanças, no pensamento e no comportamento. Na perspectiva deles viveram em "tempos modernos"... Tempos de rebeldias, do "movimento hippie", do "baseado" do "feminismo", dos "protestos estudantis" e outros mais. Muitos pais crentes souberam entender o espírito de sua época de juventude sem perder a identidade cristã. Eles tiveram coragem de ser "sal da terra e luz do mundo", coragem de influenciar seus colegas, em lugar de se deixaram influenciar pelo modismo das novas idéias.

A verdade é que cada nova geração tem seus próprios desafios, mas em todos os tempos tem havido apenas uma orientação segura para as decisões que devem ser tomadas. Nossos pais podem nos aconselhar e também nossas próprias experiências, contudo não há melhor conselheira do que a Palavra de Deus. Nela aprendemos com o exemplo de jovens e velhos que acertam e erraram nas decisões que assumiram em sua própria geração. E é por meio desses exemplos que Deus nos ensina como agirem dentro do "espírito da nossa época".

Convido você a observar a história de dois jovens "crentes", a mesma cidade (Belém), que viveram quase na mesma época, mas que tomaram decisões completamente diferentes. Domingo as 9h30 na nossa EBD!




Nenhum comentário: