sexta-feira, 12 de junho de 2009

VIDA EM FAMÍLIA...

"E tudo quando fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor e não aos homens" (Cl. 3.23)


Vivemos num tempo realmente difícil para a família. E isso é refletido na condição da sociedade contemporânea, uma vez que uma interfere simultaneamente na outra. Isso significa dizer que, ao mesmo tempo em que a sociedade é resultado da família doente, a família é também influência pelos valores deturpados da sociedade. Como resultado, vemos famílias perdidas que não sabem onde vão, e uma sociedade igualmente perdida que também não sabe qual é o seu destino. Faltam parâmetros seguros para a família e para a sociedade.

Uma vez que a pós-modernidade despreza os absolutos, nela não há os recursos de que a família necessita para ser saudável e construir indivíduos igualmente saudáveis. Qual então o instrumento capaz de apresentar elementos norteadores para a família? Certamente que é a Palavra de Deus. É lá que encontramos o princípio do amor, do respeito e da valorização do outro "como se fosse para o Senhor". Dentro da visão deturpada do mundo secular, não há como a esposa respeitar o seu marido, o marido amar a sua mulher, os filhos serem obedientes e honrarem a seus pais e os pais tratarem os filhos com respeito e amor (Cl. 3.18 -21).

18. Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor.
19. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. 20. Vós,filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.
21. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.

Entretanto, nossa fonte de autoridade é a Bíblia. Somente quando houver uma volta à Palavra de Deus é que as famílias andarão no caminho em que devem andar e cumprirão seus papéis na sociedade.

Se em seu lar há desarmonia, então está na hora de a Palavra de Deus assumir o controle de sua família. Queira Deus que as famílias cristãs exalem o perfume do amor, do respeito e da valorização mútua e que a Palavra de Deus seja a bússola que nos indique o Caminho.

Extraído do Manancial

Nenhum comentário: